Quando sopram os trigais
Edinara Leão
Borck /virArte 2006 - Série Escrevinhador vol. I





Edinara Leão escreveu Minhas Faces (1991) e (a)MOSTRAgem (2001). Tem participação em 70 coletâneas literárias. Foi escolhida a Escritora do ano em 2001, 2003 e 2004. É sócia honorária da CAPORI, recebeu em 2003 a Medalha Nelson Fachinelli de incentivo à cultura. Presidiu a Casa do Poeta de São Luiz Gonzaga em 2002 e 2003. É idealizadora e fundadora do Movimento virArte, que coordena desde 21/10/2003. Edinara vem se destacando como um dos novos nomes da literatura contemporânea.
***
(Mais) Sobre a autora
A verdadeira poesia mexe com o espírito e as paixões do leitor ou, como diz Edinara Leão, "a poesia venta e molha". Está aí uma imagem que não deixa dúvidas: estamos diante de uma poeta.
Para os leitores de poesia que estão fartos do lirismo experimental, conceitual, impessoal, que grassa por esses pagos, é um alento ler os versos de Quando sopram os trigais, nos quais se reconhece, de pronto, a viva voz de uma pessoa, ou melhor , de uma mulher, a se revelar inteira, ainda que escondida ou disfarçada atrás da persona do sujeito lírico.
E o que essa mulher tem a nos dizer? Ora, ela simplesmente põe a nu todas as nossas angústias, incertezas, fracassos, e tudo o mais que as palavras não cobrem - sejamos homens ou mulheres. Por isso mesmo, não recomendo a leitura desse livro a menores de idade ou de inteligência.
Paulo Becker
Escritor

No comments: